CATEGORIAS

Categorias

Você sabia? A cerveja foi descoberta por uma mulher!

A cerveja foi descoberta por mulheres? A historiadora e sommelier de cerveja inglesa Jane Peyton – autora de três livros sobre a bebida e um sobre pubs ingleses – revela que até menos de dois séculos atrás, cerveja era, em todos os sentidos, coisa de mulher.

 

A história da cerveja

A conclusão veio após anos de extensa pesquisa para o desenvolvimento de um novo livro. Segundo Peyton, de modo geral e nas regiões mais diversas do mundo a cerveja era vista desde sua criação como um alimento – uma parte do cardápio que, logo, era também parte das ditas “tarefas domésticas” reservadas às mulheres. Mais do que uma criação feminina, a feitura da cerveja foi por séculos tarefa exclusiva das mulheres. O que inicialmente era visto como um afazer da casa, rapidamente se tornou uma especialidade muito apreciada – e em pouco tempo a cerveja passou a ser uma bebida feita por mulheres também pelo fato delas conhecerem os segredos das diversas receitas e basicamente fabricarem uma bebida melhor.

A pesquisa de Peyton remete há cerca de 10 mil anos, e confirma que se temos por todo o mundo tantas refinadas variações de sabores da bebida, isso se deve ao trabalho feminino. Na Mesopotâmia e na Suméria há pelo menos 7 mil anos eram justamente esses conhecimentos especiais e exclusivos que faziam da cerveja uma invenção exclusivamente das mulheres, que também tinham o monopólio da administração das tabernas – sim, os bares da época eram lugar “de mulher”.

A cerveja dos vikings era feita por mulheres em torno do século 8 antes de Cristo, e da mesma forma em todas as sociedades do norte da Europa. Na Inglaterra as mulheres faziam a bebida em casa, e a vendiam como um meio de incrementar o orçamento familiar – eram conhecidas como “Alewifes”, ou esposas-Ale.

E foi a Inglaterra um dos mais importantes lugares para a popularização total da bebida, através do hábito de tomar cerveja em todas as refeições – inclusive no café – praticado pela rainha Elizabeth I, uma amante inveterada da bebida. “Uma refeição perfeita é feita com pão, queijo e cerveja”, costumava dizer a soberana.

 

Quando a cerveja começou a ser produzida por homens?

Quando começou a se dar a Revolução Industrial, as novas tecnologias e métodos de fabricação diminuíram de modo geral a necessidade da participação feminina na feitura da cerveja. A fabricação em larga escala passou a ser possível, em uma época em que o trabalho fora de casa era quase que exclusivamente masculino.

 

E aí, gostou de saber que a cerveja foi criada por mulheres? Para saber de outras novidades, fique ligado nas nossas redes sociais, toda semana teremos um conteúdo novinho para te deixar por dentro do universo das bebidas.

Na Parada 21 Bebidas você encontra as melhores cervejas e profissionais capacitados para lhe auxiliar no momento da escolha do produto e cuidados para conservação.

Comemore o dia Internacional da mulher degustando uma excelente cerveja!

 

Até a próxima!

 

Fonte: Hypeness.

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Av. C-182 c/ C-165, Q. 366, L. 13
Setor Jardim América – Goiânia, Goiás
CEP.:75523-015

2020 © Parada 21 Bebidas e Conveniência. Todos os direitos reservados.