CATEGORIAS

Categorias

Conheça a Tannat, a uva francesa bem famosa no Uruguai

O Uruguai tem apenas 3,2 milhões de habitantes e uma superfície de 177 mil km2. Está localizado entre os paralelos 30 e 35 sul, latitude considerada ideal para o plantio de vinhas, a mesma dos vinhedos argentinos, chilenos, sul-africanos e neozelandeses. Mas o que chama mais atenção em sua produção é o sucesso das vinhas de Tannat, provenientes do continente europeu, mais especificamente da região de Madiran, no sudoeste francês.

A uva Tannat tornou-se símbolo das vinícolas do país e hoje ocupa um terço de toda a área plantada do país. No total são cerca de 400 vinícolas no país, sendo que cerca de trinta delas têm expressão internacional.

 

Características

Os vinhos elaborados com a uva Tannat têm um sabor mais marcante e taninos elevados, por isso, harmonizam perfeitamente com carnes mais gordurosas — por esse motivo são muito apreciados em churrascos. Experimente também com pratos mais encorpados e condimentados, ou mesmo queijos maduros.

 

Harmonização

A primeira coisa que se deve saber para a harmonização de um Tannat é que todo vinho robusto pede pratos igualmente robustos, ou seu sabor pode predominar sobre o do alimento.

Quando falamos em carnes vermelhas, podemos escolher pratos com bastante intensidade de sabor e gordura, como hambúrgueres, picanha ou costela bovina, linguiça suína e carnes de caça. O preparo na churrasqueira pode melhorar ainda mais graças às notas defumadas, presentes tanto na bebida quanto na comida.

Pratos à base de defumados e miúdos suínos, como o cassoulet francês e a tradicional feijoada brasileira, também são uma ótima pedida para acompanhar uma taça de Tannat.

Queijos e vinho Tannat também são uma ótima combinação. Prefira os de pasta dura, como parmesão e pecorino, ou os de pasta mole azuis, como roquefort e gorgonzola.

Por fim, uma harmonização que alguns apreciam é entre Tannat e chocolate amargo. O ideal é que o doce tenha pelo menos 60% de cacau, ou o dulçor pode gerar uma sensação adstringente no paladar.

 

Vinho Di Mallo Tannat Uruguai

E aí, gostou da curiosidade? Para saber de outras novidades, fique ligado nas nossas redes sociais, toda semana teremos um conteúdo novinho para te deixar por dentro do universo das bebidas especiais.

Quer experimentar um excelente Vinho com uva Tannat? Adquira o Vinho Uruguaio Di Mallo pelo nosso Clube de Assinatura de Bebidas, é só acessar: www.clubep21.com.br
Até a próxima!

 

Fonte: Revista Adega.

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Av. C-182 c/ C-165, Q. 366, L. 13
Setor Jardim América – Goiânia, Goiás
CEP.:75523-015

2020 © Parada 21 Bebidas e Conveniência. Todos os direitos reservados.