CATEGORIAS

Categorias

5 curiosidades sobre o whisky

Você sabia que a palavra whisky é a abreviação da expressão gaélica “uisce beatha”, que significa “água da vida”? Essa é apenas uma das curiosidades que o vasto universo dessa bebida reserva. Reunimos algumas a seguir, confira!

 

  1. Whisky ou whiskey?

Depende do lugar em que foi produzido. Geralmente, acrescenta-se o “EY” em bebidas feitas nos Estados Unidos ou na Irlanda. O objetivo é diferenciá-las daquelas produzidas em outros lugares e que possuem processos diferentes de fabricação, como as escocesas.

 

  1. Todo shot é cowboy, mas nem todo cowboy é shot

O mito do whisky cowboy vem da época dos caubóis americanos, em que não existia gelo e, por isso, era necessário consumir a bebida pura. Por isso, tanto faz se for servido em um copo de shot ou no de “on the rocks”, o importante é que se mantenha a forma de degustar.

 

  1. Com gelo, por que não?

Quem diz que apenas o whisky cowboy vale a pena ser consumido deveria rever seus conceitos. Por ficar muito tempo parado na garrafa, o destilado precisa de oxigênio (presente na água) para liberar os aromas que estavam “adormecidos”. Sendo assim, não é preciso ter receio em adicionar algumas pedras de gelo ou um pouco de água (proporção aproximada de 1/4) para experienciar ao máximo as notas frutadas, abaunilhadas, achocolatadas, florais, spicy e tantas outras que a bebida pode proporcionar.

 

  1. Whisky não envelhece na garrafa

Má notícia para quem encontrou aquela preciosidade no porão de casa ou herdou uma garrafa do avô. O envelhecimento da bebida só acontece quando o líquido entra em contato com a madeira, ao contrário do que ocorre com vinho e certos tipos de cerveja. Ou seja, aquele whisky engarrafado nos anos 20 parou de envelhecer… nos anos 20! E, uma notícia pior ainda: dependendo de quanto tempo ele estiver parado, pode ser que até esteja com um sabor desagradável.

 

  1. Whisky não é só coisa de americano, escocês, irlandês e canadense

Pelo contrário! Alguns historiadores defendem que a bebida, na verdade, é de origem moura ou arábica. Os primeiros registros modernos datam de 1494, em uma carta que descreve a aquisição de matéria-prima para a produção de mais de 1.500 garrafas da bebida. Que tal expandir seu paladar para outras nacionalidades?

Países como Japão e China já receberam o título de melhor whisky do mundo e outros, como Espanha, Paquistão e Índia, também são elogiados por sua fabricação – foi neste último país, aliás, que surgiu o Amrut Whisky, considerado uma obra de arte etílica.

E aí, aprendeu um pouco mais sobre o Whisky? Para saber de outras novidades, fique ligado nas nossas redes sociais, toda semana teremos um conteúdo novinho para te deixar por dentro do universo das bebidas especiais.

Quer experimentar essa excelente bebida? Confira as nossas opções da loja, é só clicar aqui.

Até a próxima!

 

Fonte: Empório Mercantil.

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Av. C-182 c/ C-165, Q. 366, L. 13
Setor Jardim América – Goiânia, Goiás
CEP.:75523-015

2020 © Parada 21 Bebidas e Conveniência. Todos os direitos reservados.