CATEGORIAS

Categorias

4 fatos sobre cerveja artesanal que você precisa saber

Se você está aqui é porque, assim como nós, tem familiaridade com as cervejas e se interessa pelo tema, não é mesmo? Por isso, neste post vamos explorar 4 fatos sobre cerveja artesanal que você precisa saber. Continue a leitura!

 

Cerveja boa é cerveja com espuma?

Sim! A espuma desempenha um papel fundamental na cerveja. Ela é muito importante para uma melhor degustação da bebida.

A cerveja sem espuma pode ter defeito na fabricação, e também existem alguns fatores que podem interferir na produção da mesma, como a limpeza do copo, resíduos de detergente, gordura ou batom.

A espuma também ajuda a manter a cerveja gelada por mais tempo, pois evita que o líquido entre em contato com o ar.

 

Temperatura variável

Algumas pessoas gostam de tomar suas cervejas bem geladas. No Brasil, principalmente, esse hábito é bastante comum. Porém, cada cerveja tem suas características, que foram obtidas por meio de diferentes processos, por isso a temperatura nunca será a mesma para todos os tipos. Cada cerveja tem uma temperatura recomendada para ser apreciada.

 

Cerveja é comprovadamente saudável

Uma pesquisa realizada na Califórnia, com 128.934 pessoas de diversas idades (publicada na Revista Scientific American e divulgada pelo Dr. Drauzio Varella), comprovou que o consumo diário de até 25 gramas de álcool pode ser benéfico para a saúde, pois melhora a saúde arterial e, com isso, ajuda a proteger o coração, a fortalecer os músculos e a prevenir alguns tipos de câncer.

Vale lembrar que o consumo de qualquer substância alcoólica deve ser moderado e seu excesso tem o efeito reverso, podendo trazer danos graves para a saúde.

 

Harmonização

A cerveja pode ser harmonizada com diferentes pratos. Para saber qual é a combinação ideal, é preciso fazer uma análise baseada em três características: corte, semelhança e contraste. A análise funciona da seguinte forma:

 

  • corte: as características da cerveja cortam uma característica do prato. Exemplo: a IPA (cerveja amarga, aromática, de alta fermentação) corta a gordura dos pratos. Sua carbonatação e amargor limpam o paladar;
  • contraste: dois paladares opostos entram em conflito, como é o caso dos pratos salgados com bebidas mais doces;
  • semelhança: quando há algum ponto semelhante entre o prato e a bebida. Exemplo: cerveja com notas de limão e alimentos com sabores cítricos.

Existem ainda outros tipos de harmonização, mas essa é uma forma simples de compreender o processo.

 

E aí, gostou de conhecer mais sobre cervejas artesanais? Para saber de outras curiosidades, fique ligado nas nossas redes sociais, toda semana teremos um conteúdo novinho para te deixar por dentro do universo das bebidas especiais.

Na Parada 21 Bebidas você também encontra as melhores cervejas artesanais, bebidas e profissionais capacitados para lhe auxiliar no momento da escolha do produto.

Conheça nossa loja virtual clicando aqui.

Até a próxima!

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Av. C-182 c/ C-165, Q. 366, L. 13
Setor Jardim América – Goiânia, Goiás
CEP.:75523-015

2020 © Parada 21 Bebidas e Conveniência. Todos os direitos reservados.